quarta-feira, 27 de maio de 2015

Heterocromia de íris: olhos de cores distintas



A heterocromia é uma condição ocular em que um indivíduo apresenta as duas íris de cores distintas ou apenas uma porção da íris apresenta cor diferente do restante. É uma mutação somática,ou seja, afeta apenas algumas  células do próprio organismo. Sua causa se dá por uma mutação no gene EYCL3, presente no cromossomo 15. Esse cromossomo tem a função de determinar a quantidade de melanina que deverá existir no olho e designa quantidade de pigmentos de gordura que determina os tons azul ou verde.Se um olho recebe pigmento, é devido aos melanócitos, células especiais que bombeiam o pigmento melanina. Concentração elevada de melanócitos significa um olho castanho, uma quantidade intermediária significa verde ou avelã. Poucos melanócitos significa um olho azul.Heterocromia ocorre em  homens, cães, gatos, cavalo...



Há três tipos: Heterocromia completa,setorial e central.


Completa: quando ambos os olhos têm cores distintas.





Setorial: quando há duas cores diferentes na mesma íris. ocorre um toque de uma segunda cor diferente da dominante. 





Central: quando a íris tem dois ou mais "círculos" de cor. 



Outras causas também podem ser apontadas para a ocorrência da síndrome, como por exemplo a Síndrome de Waardenburg caracterizada por causar surdez e predispõe à essa alteração. A Síndrome de Waardenburg é um grupo de doenças genéticas que podem causar perda de audição e as mudanças de coloração (pigmento) do cabelo, pele e olhos. Embora a maioria das pessoas com essa síndrome tem audição normal, perda auditiva moderada a profunda, podendo ocorrer em um ou ambos os ouvidos. A perda auditiva está presente desde o nascimento (congênita). Pessoas com essa condição muitas vezes têm olhos azuis extremamente claros ou olhos de cores diferentes, como um olho azul e um castanho. Às vezes, um olho tem segmentos de duas cores diferentes.




Também é possível citar ainda como causa:

- Sangramento;
- Objeto estranho no olho;
- Glaucoma, ou alguns medicamentos utilizados no tratamento;
- Lesão;
- Inflamação branda que afeta somente um olho; e
- Neurofribromatose;

TRATAMENTO


Não há tratamento para a síndrome. Por uma questão estética, de auto-estima, pode ser feito uso de lentes de contato para que as cores sejam equiparadas. 






Fontes: http://stacasameneghello.blogspot.com.br/2014/09/heterocromia.html
http://geneticaagronomica.blogspot.com.br/2013/04/olhosmulticoloridos.
htmlhttp://scienceblogs.com.br/vqeb/tag/heterocromia-setorial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário