segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Entendendo mais sobre a Diabetes



O que é a Diabetes ?

 É uma doenças crônica na qual o corpo não produz insulina (hormônio produzido pelas células betas do pâncreas que controla a quantidade de glicose no sangue. É responsável por retirar a mesma de circulação e sinalizar o armazenamento na forma de glicogênio)  ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Tipos:

Mellitus 1:O sistema imunológico ataca equivocadamente as células betas,levando a baixa ou nenhuma liberação de insulina para o corpo. É considerada uma doença autoimune e concentra de 5 a 10 % do total de pessoas com a doença.
Aparece geralmente na infância,mas pode ser diagnosticada em adultos também. É tratada com insulina, medicamentos,planejamento alimentar e atividades físicas para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue. 

Mellitus 2: O corpo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia no sangue.  É o tipo mais comum, aparecendo em 90% das pessoas com a doença. Aparece mais frequentemente em adultos e pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar,porém em alguns casos exige o uso de insulina e medicamentos. Algumas pessoas desenvolvem um processo autoimune e acabam perdendo células betas do pâncreas. 

Gestacional: É uma condição temporária que acontece durante a gravidez e afeta 2 a 4% do total de gestantes e implica em risco para o desenvolvimento posterior para a mãe e o bebê. Durante a gravidez a mulher passar por mudanças em seu equilíbrio hormonal. A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduz a ação da insulina, em consequência o Pâncreas aumenta a produção de insulina para compensar esse quadro. Porem em algumas mulheres esse processo não ocorre e a mesma desenvolve um quadro de diabetes gestacional, onde se há o aumento de glicose no sangue devido ao pâncreas não conseguir compensar.

Insipidus: É um distúrbio na produção do hormônio ADH pelo rim que acarreta no descontrole de água no organismo, onde o rim não consegue reter adequadamente a água que é filtrada levando a um aumento no volume de urina (poliúria) diário. 

Fatores de risco: 

-Influência genética
-Pressão alta
-Obesidade
-Colesterol alto
-Sedentarismo
-Diabetes gestacional prévia

Sintomas: 

-Aumento no volume urinário
-Aumento de sede e fome
-Perda de peso
-Visão turva
-Fraqueza
-Dificuldade na cicatrização de feridas
-Formigamento nos pés


Complicações:

-Cegueira
-Amputação
-Hipertensão

Prevenção:

-Exercícios físicos pelo menos 3x na semana
-Alimentação balanceada
-exames periódicos

Fontes: 

Sociedade Brasileira de Diabetes.  

Disponível em:

http://www.diabetes.org.br


Resúmenes sobre diabetes mellitus. Rev Cubana Med Gen Integr [online]. 2008, vol.24, n.4.

Disponível em:

http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252008000400013&lang=pt


OLIVEIRA, M. A.; ARAUJO, J. F. M.; MELRO, C. A. M.  and  BALBO, R. J.. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 1993, vol.51, n.4 pp. 554-559 . 

Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X1993000400024&lang=pt








Nenhum comentário:

Postar um comentário