sexta-feira, 5 de junho de 2015

Exercícios de genética 

1- Questão 37 – Uerj 2014)

Analisando-se a genealogia das famílias Alfa e Beta, observa-se que na família Alfa apenas a mãe tem cabelos azuis, enquanto na família Beta todos têm cabelos dessa cor.


Admita que a característica cabelo azul siga os princípios descritos por Mendel para transmissão dos genes. Com base nas genealogias apresentadas, a herança genética para cor azul do cabelo é classificada como:

(A) holândrica
(B) pleiotrópica
(C) mitocondrial
(D) autossômica


2-Questão 39 – Uerj 2013)

A hemofilia A, uma doença hereditária recessiva que afeta o cromossoma sexual X, é caracterizada pela deficiência do fator VIII da coagulação. Considere a primeira geração de filhos do casamento de um homem hemofílico com uma mulher que não possui o gene da hemofilia. As chances de que sejam gerados, desse casamento, filhos hemofílicos e filhas portadoras dessa doença, correspondem, respectivamente, aos seguintes percentuais:

(A) 0% - 100%
(B) 50% - 50%
(C) 50% - 100%
(D) 100% - 100%

3-Questão 28 – Uerj 2011)

A doença de von Willebrand, que atinge cerca de 3% da população mundial, tem causa hereditária, de natureza autossômica dominante. Essa doença se caracteriza pela diminuição ou disfunção da proteína conhecida como fator von Willebrand, o que provoca quadros de hemorragia. O esquema abaixo mostra o heredograma de uma família que registra alguns casos dessa doença.



Admita que os indivíduos 3 e 4 casem com pessoas que não apresentam a doença de von Willebrand.
As probabilidades percentuais de que seus filhos apresentem a doença são, respectivamente, de:
(A) 50 e 0
(B) 25 e 25
(C) 70 e 30
(D) 100 e 50

4-Questão 74 – Enem 2014)



No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas portadoras de um tipo raro de doença genética. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.

Qual é o padrão de herança observado para essa doença?

A) Dominante autossômico, pois a doença aparece em ambos os sexos.
B) Recessivo ligado ao sexo, pois não ocorre a transmissão do pai para os filhos.
C) Recessivo ligado ao Y, pois a doença é transmitida dos pais heterozigotos para os filhos.
D) Dominante ligado ao sexo, pois todas as filhas de homens afetados também apresentam a doença.
E) Codominante autossômico, pois a doença é herdada pelos filhos de ambos os sexos, tanto do pai quanto da mãe.


5-Questão 70 – Enem 2013)

Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê



Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?

A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
E) 5


6-Questão 4- Enem 2009)

Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.


7- Considere a existência de dois locos em um indivíduo. Cada loco tem dois alelos “A” e “a” e “B”e “b”, sendo que “A” e “B” são dominantes. Um pesquisador  cruzou  um  indivíduo  “AaBb”  com  um indivíduo  “aabb”. A  prole  resultante  foi:  40% AaBb; 40% aabb; 10% Aabb; 10% aaBb. O pesquisador ficou surpreso, pois esperava obter os quatro genótipos na mesma proporção, 25% para cada um deles. Esses resultados contrariam a segunda Lei de Mendel ou  Lei  da  Segregação  Independente?  Justifique  sua resposta.


8-(UFPB) Em um cromossomo, a distância entre os locos gênicos é 16 unidades de recombinação. Nessa situação, a freqüência dos gametas dos tipos ABabAb aB, produzidos pelo indivíduo de genótipo AB//ab, será respectivamente:

9- (Unicamp/2013) Considere um indivíduo heterozigoto para dois locos gênicos que estão em linkage, ou seja, não apresentam segregação independente. A representação esquemática dos cromossomos presentes em uma de suas células somáticas em divisão mitótica é:

10- (FEI) Analise os resultados obtidos nos dois cruzamentos abaixo e responda:

a)Em qual dos dois cruzamentos ocorreu distribuição independente dos genes, obedecendo à Segunda Lei de Mendel?

b) Qual a frequência de crossing no cruzamento onde dois pares de genes alelos ocupavam o mesmo par de cromossomos homólogos?

11-(UFPE)Quando dois genes estão em um mesmo cromossomo, existe uma ligação gênica. A taxa de recombinação entre eles dependerá do quanto estiverem afastados um do outro, no cromossomo. A esse propósito, analise a figura e as afirmações feitas a seguir e diga se é verdadeiro ou falso.



a)( ) A freqüência de recombinação entre os locos A e B é de 17%.
b)( ) A probabilidade do aparecimento de um indivíduo AB//ab, a partir do cruzamento acima
indicado, é de aproximadamente 42%.
c)( ) Se, em l00% das células germinativas da fêmea, ocorrer permutação entre os locos A e B, cada
tipo de gameta recombinante (Ab e aB) aparecerá com freqüência de 25%.
d)( ) Se, em 50% das células produtoras de gametas, ocorrer permutação entre os locos A
e B, os gametas não recombinantes e os recombinantes surgirão nas proporções
esperadas de 1:1:1:1.
e)( ) Considerando o cruzamento ilustrado na figura,pode–se inferir que ocorreu permutação (ou crossing-over), em 8,5% das células formadoras de gametas.


12- (Ufpe) Dois fenótipos de interesse econômico, em milho, são determinados, respectivamente, pelos locos A e B, ambos com dominância completa. Plantas homozigóticas, fenotipicamente (AB), foram cruzadas com plantas de fenótipo (ab). A F1, fenotipicamente (AB), foi retrocruzada com o pai duplo-recessivo, obtendo-se uma F2 como mostrado no quadro. Analise as proposições a seguir quanto à correção.


( ) Trata-se de um caso de ligação gênica. A geração P é genotipicamente (AB//AB) x (ab//ab).
( ) Em 60% das células formadoras de gametas da F1, ocorreu permutação entre os locos A e B.
( ) A taxa de recombinação no caso mostrado é de 30%.
( ) Os locos A e B distam entre si de 35 unidades de mapa.
( ) Em 35% das células gaméticas da F1 ocorreu recombinação.

  

Gabarito:

1-D

2-A

3-A

4-D

5-C

6-B

7-Sim. A  segunda  Lei  de  Mendel  fala  da  segregação independente, o que só ocorre quando se consideram locos em cromossomos diferentes.

8-C

9-A
Resolução: Como se trata de um caso de linkage, os genes A e B devem estar no mesmo cromossomo, o que elimina as opções C e D. Na opção B, em um mesmo cromossomo encontram-se os alelos A/a e B/b, enquanto o correto é a presença de alelos iguais (A/A ou a/a  e B/B ou b/b)  no mesmo cromossomo (as cromátides que formam um cromossomo duplo são geneticamen-te iguais), uma vez que não há menção da ocorrência de permuta.

10-a) cruzamento 1      b) 20%

11-Resposta: VVVFF
Justificativa: a) Verdadeiro. A taxa de recombinação é calculada por meio da análise da descendência dos
cruzamentos. No caso, são recombinantes: 202 descendentes (Ab//ab) + 195 descendentes (aB//ab). A taxa de recombinação é dada por 397/ 2300, ou seja, 0,17 (17%)
b) Verdadeiro. A freqüência de recombinação é de 17%. Logo, os não recombinantes correspondem
a 83%, o que representa 41,5% para cada uma das duas classes não recombinantes, a saber:
AB//ab e ab//ab. A probabilidade do aparecimento de um indivíduo AB//ab é, pois, de 0,415 (41,5%). (Ou obter-se-ia este valor da seguinte forma: 959/ 2300= 0,415 (41,5%).
c) Verdadeiro. O fenômeno cromossômico da permutação (ou crossing-over), que ocorre durante a prófase I da meiose, para cada ponto considerado no cromossomo, conduz à permuta de segmentos somente entre duas cromátides. Desta forma, para cada evento de permutação, apenas a metade dos produtos serão recombinantes. Logo, se 100% das células produtoras de gametas sofrerem crossing-over, 50% dos gametas serão recombinantes (25% de cada um dos dois tipos), e 50% serão não recombinantes (25% de cada um dos dois tipos).
d) Falso. Se, em 50% das células produtoras de gametas ocorrer permutação, 25% dos gametas
serão recombinantes e 25% não recombinantes.Como nas demais células não ocorreu permutação, em 50% delas, como foi mencionado, o percentual total de gametas não recombinantes será de 75%, contra 25% de gametas recombinantes.
e) Falso. Se a freqüência de recombinação foi de17%, ocorreu verdadeiramente crossing-over em 34% das células produtoras de gametas e não em 8,5%. A freqüência de cada classerecombinante é que será de 8,5%.

12- V - V - V - F - F 11







Nenhum comentário:

Postar um comentário